O Fortaleza pode ser declarado vencedor da partida contra o Colo-Colo após o jogo entre as equipes ser oficialmente cancelado pela Conmebol, na noite desta quinta-feira (10). A decisão foi tomada após a confederação alegar falta de garantias de segurança por parte do clube chileno e das autoridades locais, gerando repercussão internacional.
O jogo, válido pela Fase de Grupos da Copa Libertadores 2025, foi interrompido devido a um tumulto envolvendo torcedores do Colo-Colo, que causaram grande confusão e comprometeram a continuidade da partida.
A Conmebol destacou em nota oficial que a decisão não se trata de uma suspensão, mas sim de cancelamento definitivo da partida, "em função da falta de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades locais de segurança que garantissem continuidade da partida entre Colo-Colo (CHI) x Fortaleza (BRA)".
De acordo com o Regulamento da Libertadores 2025, se a interrupção da partida for atribuída a responsabilidade de um dos clubes, será aplicado o Código Disciplinar da Conmebol, podendo incluir, além de sanções administrativas, a atribuição da vitória ao adversário.
No Artigo 24, o código prevê que "quando uma equipe for sancionada com a determinação do resultado de um jogo por responsabilidade ou negligência, entender-se-á que o resultado é 3-0 a favor da equipe adversária".
O Artigo 8 reforça a responsabilidade objetiva dos clubes quanto à segurança dentro e nas imediações dos estádios. "Essa responsabilidade estende-se a todos os incidentes de qualquer natureza que venham a ocorrer, ficando assim expostos à imposição de sanções disciplinares", afirma o trecho.
O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, cobrou uma resposta da entidade e afirmou que espera que o clube chileno seja punido desportivamente:
"Espero que haja punição. E acho que a punição tem que ser desportiva. De fato, perda de pontos do Colo-Colo, os pontos da partida para o Fortaleza. Viemos aqui jogar futebol e o que aconteceu foge de qualquer razoabilidade esportiva", declarou em entrevista ao SporTV.
A delegação do Fortaleza já retornou ao Brasil em voo fretado, e aguarda agora a decisão da Conmebol sobre o desfecho da partida e eventuais punições ao Colo-Colo.
O caso gera forte expectativa entre os torcedores e imprensa esportiva. Se confirmado o placar de 3 a 0 para o Fortaleza, o clube brasileiro somará três pontos importantes na competição continental. O Portal C4 Notícias segue acompanhando todos os desdobramentos da situação e trará novas informações assim que houver pronunciamento oficial da Conmebol.
Acompanhe o site portalc4noticias.com.br e siga também o nosso Instagram @c4noticias para não perder nenhum detalhe.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado